quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ex. 14 - 15

Esse texto fala sobre a fuga dos israelitas do Egito, a história do mar que se dividiu em duas metades para que o povo de Deus passasse entre as metades, na parte seca. A história é conhecida por todos hoje, ou quase todos, mas o que impressiona é a maneira como Moisés se portava durante todas as provas e maravilhas que Deus fez para ele e para o seu povo. Quando os israelitas se deram conta de que na frente deles só havia mar e atras deserto, ficaram com medo e chegaram a dúvidar, perguntar a Moisés se o tiraram do Egito para morrer no deserto, se ele fez isso porque no egito não tinha sepulturas suficientes, mas moisés o que disse? "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. " (Ex. 14:11-13) Ao invés de Moisés reclamar como fazia o povo ele confiou em Deus e quando chegou do outro lado do mar deu graças a Deus com uma canção linda! Moisés estava com Deus em todos os momentos, buscou a Ele na dificuldade e na calmaria deu graças a Ele.

Lendo o texto de hoje e comparando-o com a história de Abraão quando Deus pede que ele ofereça seu próprio filho em holocausto a Deus e depois lhe da um cordeiro como sacrifício percebo o quanto Deus gosta de provar a nossa fé, para nos moldar, para nos fortificar em Cristo. Quando abraão escutou o povo reclamando e clamou a Deus, o que Ele disse?  "Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem." (Ex. 14:15) Esse versículo me chamou muita atenção porque mostra um Deus onipotente que não desampara os seus filhos, mas quer que acreditemos Nele inteiramente, sem medo. Ele poderia ter falado com Moisés para antecipar ao povo de Israel o que Ele faria, mas não ele diz a Moisés "Dize aos filhos de Israel que marchem." e assim Deus livrou o povo da escravidão do Egito como tinha prometido. 

Há ainda outro versículo que eu gostei muito quando li, talvez por uma visão pessoal minha e achei que poderiam gostar também, por isso transcrevo o mesmo aqui:

"E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara." (Ex. 15:26) Amém!

Fiquem com Deus e até a próxima

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ex.12 - 13


Os capitulos de hoje falam sobre a Páscoa. Não sobre a páscoa que comemoramos hoje nesse mundo capitalista, mas ao "sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas." (Ex. 12:27)

Foi necessário que os primogentios fossem mortos para o faraó Ramessés deixá-los ir e o povo era tamanho que chegaram a 600 mil homens a pé, sem contar com os meninos! (ex. 12:37)

Assim "quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O SENHOR nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão" (Ex. 13:14)

Que possamos lembrar dos grandes feitos de um Deus onipotente e da sua misericórdia por aqueles que andam em seus caminhos... 

Até a próxima pessoal !

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ex. 9 - 11


Ainda depois de todas essas coisas o Senhor fez com que o gado dos egípcios morressem e com que os homens e os gados ficassem com ulceras e pragas para ferir o povo com pestilencias e chuva de pedras com fogo e muitas outras coisas, mas o coração do Faraó permanecia endurecido.

E aqui surge uma dúvida, pois ao ler o livro de êxodo encontramos algumas passagens que afirmam que Deus iria endurecer o coração de faraó, mas isso não combina com Deus não é mesmo? Então qual explicação para essas passagens? Deus teria induzido faraó a pecar?

Claro que NÃO! Acontece que Deus sabia que Faraó não deixaria o povo ir, se ele não fosse obrigado a isso. Na minha ultima postagem observando o contexto e analisando a personalidade de faraó pude observar que faraó não deixaria o povo ir se Deus assim não o obrigasse, ora se com nossa visão falha podemos ver isso, Deus com toda sua onisciência sabia que faraó não poderia deixá-los ir, tanto é que em ex. 3:19 Deus assim o diz a moisés, veja: "Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte." Deus sabia que apenas depois de ferir o Egito com todas as suas maravilhas que então o faraó deixaria o povo ir. (Ex. 3:20)

Agora o coração de faraó endurecia porque essa é a reação natural dos homens, aqueles como Moisés que recebem a mensagem de Deus têm seus corações derretidos, transformados e moldados por Deus, enquanto aqueles como Faraó que se recusam a crer e aceitar o Deus verdadeiro tem seu coração endurecido como pedra, mas não porque Deus o endureceu ou derreteu, mas pelas nossas escolhas quanto a isso até porque é a nossa maneira de aceitar a Deus que vai definir como Ele irá moldar nossos corações, é mesmo impressionante pensar que pra Deus conseguir me usar é preciso primeiro eu permitir, isso mostra apenas o quanto Deus, é um Deus de amor. 

Até a próxima pessoal

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Êxodo 5 - 8


"Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel." (Êx. 5:2). Essa era a postura de Faraó, um lider que não abaixaria a cabeça a ninguém, firme e decidido, de personalidade forte. Porém pouco sabia faraó sobre as conseqüências de sua decisão em não deixar o povo de Israel ir.

Mais tarde Moisés e Arão vão até faraó e Moisés pede a Arão que jogue sua vara e a sua vara se torna em cobra, os magos de faraó fazem o mesmo, mas a vara de Moisés comeu a dos magos do Egito. Depois as águas do Egito se tornaram sangue e os peixes morrerão e os magos fizeram o mesmo, depois subiram rãs das águas do Egito e os magos fizeram o mesmo, mas então quando subiram piolhos por sobre os animais e os homens e os magos não conseguiram fazer igual perceberam que realmente aquilo era "dedo de Deus" (Ex. 8:9) Mas ainda assim Faraó não deixou o povo livre. Foi preciso mais, foi necessário ainda enxames de moscas (Ex. 8:24), mas ainda assim faraó não deixou o povo de Israel ir, pois endureceu ele ainda o seu coração. (Ex. 8:32)

Nos próximos capitulos saberemos o que mais foi feito para que o povo de Israel saisse da terra do Egito onde eram escravos. 

Até a próxima



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hora de voltar...

Minha ultima postagem foi no dia 27 de janeiro! Faz tempo!

Mas hoje, não vim postar nada sobre o ano biblico, afinal o blog n pode ser feito só disso. O lapso de tempo entre uma postagem e outra tem aumentado, tenho parado de ler como antes, mas não posso parar, não posso desistir agora, porque isso me faz ser melhor!

As postagens estão ficando mais complicadas, pois nem sempre acho coisas interessantes sobre os capitulos que eu li pra trazer ao blog. E quando as férias acabarem vou ter menos tempo ainda pra postagens, mas como não posso parar vou tentar mudar um pouco o jeito de postar, mas continuarei vindo aqui, nem que seja apenas pra dizer "Livro x Cap y - z" lidos quando não achar o que postar.

Por hoje deixo apenas a letra ou trecho de uma música muito linda, da qual tem me feito repensar sobre meus atos nos ultimos dias... 

"Pra quem um dia foi ninguém,
Pra quem cansou de tanta dor,
Pra quem não viu e creu,
Pra quem orou sem o Meu rosto enxergar;

Pra quem sonhou viver no Céu,
Chorou mas nunca desistiu,
Quem desejou rever queridos seus cheios de vida e
amor:

(refrão)

Pra quem louvou em meio à dor,
Quem no caminho estreito andou,
Pra quem tomou a cruz e me seguiu,
Pra quem me fez o seu Rei;

Pra quem ouviu o meu chamar,
Pra quem abriu seu coração,
Pra quem não disse 'não',
Viveu por Mim,
Não desistiu de esperar:

(refrão)

Venham cantar o canto que só Moisés cantou,
De quem sofreu a morte, mas ressurgiu:

(refrão)

Hoje Eu cumpro a promessa,
Hoje meu reino lhes dou.
Entrem meus filhos queridos,
Esse é meu lar de Amor.
E pela eternidade
aqui com vocês estarei.
E cada vez que sorrirem,
pra todo o sempre enfim,
vão se lembrar:
Vale a pena esperar !
(/refrão)"

Letra e Música: Arautos do Rei.



Lucas 21:36: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."
Mateus 16:27 "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras."
Apocalipse 19:1 "E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;"

Que eu e você possamos fazer parte desta multidão que aos céus falavam em grande voz "Aleluia! Salvação, e glória e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus"!! E assim estarmos preparados para a volta de Cristo Jesus nosso Senhor!