quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ex. 14 - 15

Esse texto fala sobre a fuga dos israelitas do Egito, a história do mar que se dividiu em duas metades para que o povo de Deus passasse entre as metades, na parte seca. A história é conhecida por todos hoje, ou quase todos, mas o que impressiona é a maneira como Moisés se portava durante todas as provas e maravilhas que Deus fez para ele e para o seu povo. Quando os israelitas se deram conta de que na frente deles só havia mar e atras deserto, ficaram com medo e chegaram a dúvidar, perguntar a Moisés se o tiraram do Egito para morrer no deserto, se ele fez isso porque no egito não tinha sepulturas suficientes, mas moisés o que disse? "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. " (Ex. 14:11-13) Ao invés de Moisés reclamar como fazia o povo ele confiou em Deus e quando chegou do outro lado do mar deu graças a Deus com uma canção linda! Moisés estava com Deus em todos os momentos, buscou a Ele na dificuldade e na calmaria deu graças a Ele.

Lendo o texto de hoje e comparando-o com a história de Abraão quando Deus pede que ele ofereça seu próprio filho em holocausto a Deus e depois lhe da um cordeiro como sacrifício percebo o quanto Deus gosta de provar a nossa fé, para nos moldar, para nos fortificar em Cristo. Quando abraão escutou o povo reclamando e clamou a Deus, o que Ele disse?  "Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem." (Ex. 14:15) Esse versículo me chamou muita atenção porque mostra um Deus onipotente que não desampara os seus filhos, mas quer que acreditemos Nele inteiramente, sem medo. Ele poderia ter falado com Moisés para antecipar ao povo de Israel o que Ele faria, mas não ele diz a Moisés "Dize aos filhos de Israel que marchem." e assim Deus livrou o povo da escravidão do Egito como tinha prometido. 

Há ainda outro versículo que eu gostei muito quando li, talvez por uma visão pessoal minha e achei que poderiam gostar também, por isso transcrevo o mesmo aqui:

"E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara." (Ex. 15:26) Amém!

Fiquem com Deus e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário