domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ex. 9 - 11


Ainda depois de todas essas coisas o Senhor fez com que o gado dos egípcios morressem e com que os homens e os gados ficassem com ulceras e pragas para ferir o povo com pestilencias e chuva de pedras com fogo e muitas outras coisas, mas o coração do Faraó permanecia endurecido.

E aqui surge uma dúvida, pois ao ler o livro de êxodo encontramos algumas passagens que afirmam que Deus iria endurecer o coração de faraó, mas isso não combina com Deus não é mesmo? Então qual explicação para essas passagens? Deus teria induzido faraó a pecar?

Claro que NÃO! Acontece que Deus sabia que Faraó não deixaria o povo ir, se ele não fosse obrigado a isso. Na minha ultima postagem observando o contexto e analisando a personalidade de faraó pude observar que faraó não deixaria o povo ir se Deus assim não o obrigasse, ora se com nossa visão falha podemos ver isso, Deus com toda sua onisciência sabia que faraó não poderia deixá-los ir, tanto é que em ex. 3:19 Deus assim o diz a moisés, veja: "Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte." Deus sabia que apenas depois de ferir o Egito com todas as suas maravilhas que então o faraó deixaria o povo ir. (Ex. 3:20)

Agora o coração de faraó endurecia porque essa é a reação natural dos homens, aqueles como Moisés que recebem a mensagem de Deus têm seus corações derretidos, transformados e moldados por Deus, enquanto aqueles como Faraó que se recusam a crer e aceitar o Deus verdadeiro tem seu coração endurecido como pedra, mas não porque Deus o endureceu ou derreteu, mas pelas nossas escolhas quanto a isso até porque é a nossa maneira de aceitar a Deus que vai definir como Ele irá moldar nossos corações, é mesmo impressionante pensar que pra Deus conseguir me usar é preciso primeiro eu permitir, isso mostra apenas o quanto Deus, é um Deus de amor. 

Até a próxima pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário