quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Gn 20 - 22


Gn 20 ao 22




Espantoso o medo que Abraão tinha sobre sua morte. Depois de todo os acontecimentos com o Faraó, e de ter negado Abraão que Sara era sua mulher, agora mais uma vez Abraão repete o cenário e nega que Sara é sua mulher a Abimeleque, rei de Gerar. Porém, Deus, agora em sonho, revela  a verdade escondida por Abraão a Abimeleque fazendo-o saber que Sara era mulher de Abraão (Gn 20:6) impedindo que ele a tocasse e cometesse o pecado do adultério. Abraão explica a Abimeleque que temia por sua vida, achava ele que não havia temor de Deus naquele lugar e eles o matariam por amor de sua mulher (Gn 20:11) e explica que já havia combinado com Sara que aonde fossem diria que ela era sua irmã, e ela diria que ele era seu irmão, já que eram filhos do mesmo pai e assim sua vida seria poupada (Gn 20:12-13). 

Agora esse mesmo homem, falho é provado e se mostra um homem de fé e temor a Deus. Deus pede a Abraão o que ele tinha como mais sagrado na terra, seu bem mais precioso, tudo que ele sempre sonhou, seu filho. Tanto tempo esperando por um filho que fosse dele e de Sara e agora Deus pede a ele para que ofereça-o em holocausto. (Gn 22:2) E aqui Deus conhece a fé de Abraão, pois ele fez conforme Deus ordenou e antes que Abraão conseguisse concluir o holocausto, agora naquele momento instantes depois de levantar a sua mão, o anjo do Senhor aparece a ele dizendo "Não estenda a tua mão sobre  o moço e não lhe faça nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único." (Gn 22:10-12) Aqui é provada a fé de Abraão de maneira maravilhosa, pois da mesma forma como Abraão estava disposto a entregar seu único filho por amor a Deus, Deus "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) Será que teriamos a fé de Abraão se estivessemos no lugar dele? 

É curiosa a história de Abraão porque ele não era um homem sem defeitos, sem erros, pelo contrário ele era cheio disso, ele possuia medo, ele temeu duas vezes por sua vida quando teve que entrar em terra estranha, ele não acreditou de pronto que Deus realmente daria a ele um filho que viesse de Sara, e até riu disso, ele era um homem comum, como eu e você, mas Deus fez dele um profeta, Deus multiplicou a sua semente e foi com ele todos os dias, sabe por quê?

Porque Deus sabia que Abraão com todos os seus defeitos, com toda sua falta de coragem, de fé, Ele sabia que Abraão andava com ele de tal modo que não lhe negaria nem mesmo seu único filho se o pedisse. Deus sabia muito antes de pedir a Abraão para que subisse ao monte moirá qual seria a sua decisão, Ele queria moldar a vida de Abraão para torná-lo um homem de fé, pra que aquele instante onde ele tomou seus anceios, suas dúvidas e medo se transformasse em um fé inabalavel que se resumisse apenas em duas palavras: "Deus proverá". Deus sabia que Abraão abriria mão de tudo por Ele, mas Abraão só soube naquele momento. Quantas coisas eu e você renunciariamos por Deus? Há provas que a principio não entendemos, mas "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37)


Nenhum comentário:

Postar um comentário