terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Gn 41 - 50

Gn 40 - 50


Tamanha era a nobreza de José. Chega a me espantar, incrivel como depois de tudo que ele passou, depois de todas as provas que ele enfrentou, depois de ser traido pelos irmãos, vendido como escravo por eles, ainda age de misericórdia para com eles. José agora tinha em suas mãos a vida de seus irmãos, poderia ele ter escolhido não fornecer os alimentos que pediam, ou fazê-los escravos. No entanto, José apenas procura testa-los, observar se aqueles irmãos que o venderam ainda eram os mesmos (Gn 42:9-19). José poderia ter jogado a culpa em seus irmãos por ter sido escravo no Egito por algum tempo, mas ele preferiu olhar aquilo com outros olhos, e ainda depois de tudo que passou, pede aos seus irmãos que não chorem por terem vendido ele como escravo, que não pese aos seus olhos terem feito isso, porque era da vontade de Deus que assim fosse feito, era da vontade de Deus que o José fosse vendido como escravo, mas moldado como governador de todo Egito, para que muitos não morressem de fome. (Gn 45:2-5)

Mas e os irmãos de José? Afinal eram eles o mesmo? A biblia mostra que eles se arrependeram do que fizeram com José, pela dor e sofrimento que causaram ao seu pai, de forma que quando José pede para que prenda o mais moço veja como Judá reage: 

Gn: 44

18 "Então Judá se chegou a ele, e disse: Ai! senhor meu, deixa, peço-te, o teu servo dizer uma palavra aos ouvidos de meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como Faraó."
33 "Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos."
34 "Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai."

Os irmãos de José se arrependeram! E José os perdôo por tudo que fizeram e não só isso, mas os reconheceu como parte de sua família diante do Faraó e esse lhes deu a terra de Gósen (Gn 46:34) 

Depois de instalados na terra, Jacó abençoa aos filhos de José, e conhecendo a história de Jacó, entendo que talvez por isso ele tenha colocado Efraim diante de Manassés, tornado seu irmão mais novo maior do que o primogenito. (48:18-20)

E aconteceu que os filhos de Jacó se tornaram as 12 tribos de Israel das quais estou certo de que falaremos muito sobre tais mais a frente.

Por fim, impressionado com a nobreza de José deixo a vocês um trecho do capitulo que me surpreendeu

Gn 50


16 Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:
17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
18 Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
19 E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.
22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.

FIM DO CAPITULO DE GÊNESIS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário