sábado, 9 de janeiro de 2010

Gn 29 - 30


Gn 29 a 30



Surgiu uma dúvida que talvez só ache resposta para o próximo post. Mas veja comigo se consegue me ajudar, voltando um pouco a história, Abraão pede a um dos servos dele que vá atras de uma esposa para Isaque, o servo vai em busca dessa esposa e pede a orientação de Deus para que o ajude, quando chega lá e encontra Rebeca como futura esposa de Isaque a história conta que Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão, podeis conferir a informação em Gn 24:29, Isaque casa com Rebeca e os dois tem dois filhos:Esaú, mais velho, e Jacó, mais novo.

Depois de Jacó fugir da presença de Esaú que queria matá-lo por ele ter tomado sua benção, ele vai procurar os parentes de Rebeca e no caminho encontra com Raquel e diz pra ela que era irmão de seu pai e filho de Rebeca. (Gn 29:12) E confirma Labão a Jacó dizendo: "Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário." Ora sabemos que Labão era seu tio e não seu irmão, mas mesmo assim ele o considera como se irmão fosse. Isso está certo? Então esse foi o argumento utilizado para Isaque na época de fome ter ido até Abimeleque e ter dito que Rebeca era sua irmã, quando eles era no muito primos?

Tento descobrir a resposta e talvez poste no próximo post, ou em outro quem sabe.

Agora o que eu achei interessante foi a esperteza de Labão e de Jacó, reparem. Primeiro Labão troca suas filhas apenas pra que Jacó trabalhasse mais com a desculpa de que eles não tinham costume de dar a caçula primeiro, antes da primogeita (Gn 29:26). Ora se era um costume poderia ele ter dito logo de inicio, não é mesmo? E depois Jacó faz um pacto com Labão de ficar apenas com as crias listradas, salpicadas e malhadas (Gn 30:32-34) quando Labão concordou ele tratou de modificar a água do rebanho para que as crias das ovelhas fossem listradas, saplicadas e malhadas (Gn:30:37-39) Assim ele conseguiu seu pagamento. Outra coisa interessantes era o amor que Jacó tinha por Raquel, trabalhar 14 anos só pra ficar com ela? E só mesmo, pois não teria salário, seu salário seria a filha menor de Labão. O que também mostra como as mulheres da época eram "comercializadas". 

Acho que por hoje é só pessoal, pensem na pergunta e até a próxima.

2 comentários:

  1. Resposta: Eu ja tinha visto em algum lugar que não havia palavra simples para outras relações de parentesco além de irmão. Não resisti e fui no google para arrumar uma explicação melhor. A melhor explicação que achei foi:

    "A palavra hebraica e aramaica 'ah' foi usada para vários tipos de relações: [...] O idioma hebraico não tinha palavra para primo. Eles poderiam dizer 'ben-dod' que significa filho de um tio paterno, mas para outros tipos de primos eles precisariam de uma frase complexa, como por exemplo 'o filho do irmão de sua mãe' ou 'o filho da irmã de sua mãe'."

    "A Dictionary of Jewish Palestinian Aramaic" (Bar Ilan University Press, Ramat-Gan, Israel, 1990, p.45)

    Essa citação tá na página http://www.ewtn.com/library/SCRIPTUR/JESBRS.TXT

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, ia esquecendo... Eles davam muito valor as relações familiares e talvez por isso não havia grandes distinções entre parentescos por conta do patriarcalismo. Fica legal pra gente ver isso nas partes que fala da primogênitude, este parece ser o conceito principal das relações entre irmãos e primos (porque o primogênito do primogênito deveria carregar o nome da descendência do avô, aqui no exemplo).

    Eu imagino que Jacó não tinha muitas opções de casamento, ele tinha que ser conhecido do pai da futura esposa e ela tinha que ser da família (ou pelo menos tem a preferência). O sistema econômico também influencia na questão do trabalho. A única atividade que aparentemente Labão exercia era o pastoreio. Jacó ganhava comida, proteção, emprego, moradia e a promessa de casamento. Aqui no Brasil, na época da escravatura, era interessante para o escravo algumas vezes continuar sendo escravo (sim, é meio paradoxal mesmo). Sendo livre, ele não tinha garantia de trabalho, pois não haviam empregos para negros por conta do enorme preconceito (inclusive para os com educação formal, que nem o poeta Cruz e Sousa), sendo escravo ele garantia comida e moradia, era como se sempre estivesse "empregado", sendo que não era impossível juntar dinheiro para pagar a própria liberdade. Putz, viajei rs Ah sim, Labão... Nem lembro mais o que ia escrever.
    Legal o comentário do Pe Matos Soares, ele diz que em Gn 29.23~25 há quem veja a aplicação da pena de talião, já que Jacó enganou o pai por conta da cegueira e na noite de núpcias ele foi enganado da mesma maneira, provavelmente a noiva esperanto no quarto com um véu.

    Outro comentário meu: Estranho os judeus ortodoxos não tocarem mulheres. Eles dizem que não é conveniente por dois motivos: Não despertar sentimentos luxuriosos e/ou acusações deste tipo e o outro motivo é para a pessoa guardar todo tipo de toque para a esposa ou marido. Enfim, o próprio Jacó beijou Raquel em Gn 29.11 eu acho um exagero evitar o toque, faz parte da linguagem corporal e como diria o pai do Timmy do american pie, é algo completamente normal e natural. hehehe

    Eu ainda acho que ia falar mais coisa, mas esqueci mesmo...

    ResponderExcluir