sábado, 2 de janeiro de 2010

Segundo Dia - Gn 3 ao 11


Segundo Dia - Gn 3 ao 11




“...decidi que sou de Jesus pra sempre nada poderá me abalar, nada, logo Cristo vira e eu vou para o céu...” esse é um pedacinho da música que começou a tocar aqui. O nome? “Eu vou para o céu – Arautos do Rei”

Músicas de Hoje: “Eu vou para o céu – Arautos do Rei” / “Everybody Said – Acapella”

Aviso: Troquei o estudo bíblico que estava fazendo por este:

 http://www.bibliaonline.net/anobiblico/?acao=plano&tipo=1&lang=BR

E vou fazer dois estudos por dia, ao menos enquanto estou de férias, comentário dos dois também. Porém como modifiquei isso hoje, o de hoje segue com um pedacinho do estudo de ontem mais o de hoje e o próximo. Então vamos ao que interessa:

Hoje: Gn 3 ao 11

Interessante a forma como Satanás, na forma de serpente, tenta Eva no jardim, o que ele oferece? Gn 3:4 e 5 nos diz: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morreis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Ora, ele diz “...e sereis como Deus” Satanás, não só usa da mentira para enganar Eva dizendo a ela que não morreria, mas a faz sentir o mesmo desejo que o fez cair do céu: ser semelhante ao altíssimo. (Isaías 14:14).  A história de Caim e Abel também trás uma lição importante. Isso porque tanto Caim quanto Abel fizeram uma oferta ao Senhor, porém apenas a de Abel foi agradável, por quê? A oferta de Caim também poderida ser uma boa oferta, mas não era o que Deus pediu. Caim queria obedecer a Deus do jeito dele, da forma como ele achava por bem e Abel resolveu obedecê-lo conforme Deus mandará, percebemos isso em Gn 4:7 onde Deus diz: “Se bem fizeres, não haverá aceitação para Ti?...” E mesmo depois de Caim ter matado Abel, Deus volta-se a Ele perguntando: “Onde está Abel, teu irmão?”. (Gn 4:8)  Porventura não sabia Deus que Caim matara Abel? Sim, Ele sabia, mas ele deu a oportunidade para Caim confessar o seu pecado, só que  ele não o fez. Caim se afastou de Deus, fugiu de sua presença (Gn 4:14) e duas descendências foram formadas a partir daí, a de Caim que se afastara de Deus, chamada agora de “filhos do homem”, e a de Sete, que permaneceram puros, chamados de “filhos de Deus” até que se misturaram os filhos de Deus com as filhas dos homens (Gn 6:2) e a maldade se multiplicou sobre a Terra.

Interessante ao extrair da leitura bíblica que Deus parece deixar o 7 como uma marca sua. Criou o mundo em 7 dias e santificou o sétimo dia e descansou de toda sua obra (Gn 2:1-3) Novamente vemos o 7 em Caim quando Deus o protege dizendo que qualquer que o matasse 7 vezes seria castigado (Gn 4:15) e depois na arca de Noé, 7 casais de animais puros entraram na arca para dois casais dos impuros (Gn 7:2) e passados 7 dias que entraram na arca veio as águas do dilúvio (Gn 7:10) e impressiona mais ainda que “15 côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos” (GN 7:20) e se você pegar uma bíblia na linguagem de hoje esses 15 côvados já estarão convertidos para exatamente 7 metros. Ainda no sétimo mês a arca repousou (GN 8:4) e de sete em sete dias ele soltava a pomba para ver se as águas haviam minguado

Próximo estudo: Gn Cap 12 ao 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário