terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Gn 31 - 33


Gn 31 - 33


Fico imaginando como Jacó deveria estar assustado em pensar que encontraria novamente com Esaú, principalmente quando ele soube por um dos seus servos que Esaú vinha ao seu encontro com 400 homens (Gn 32:6) Mas Jacó tinha uma coisa ao seu favor, a fé em que Deus e Ele não voltou atras, mesmo que o medo batesse a porta ele sabia que Deus estaria com ele e por isso pede "Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Torna á tua terra e à tua parentela, e far-te-ei bem;" (Gn 32:9) "Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos." (Gn 32:11) 

Jacó abriu seu coração a Deus, tinha medo? Sim ele tinha, mas confiou que Deus estaria na frente, ele abriu o coração a Deus dizendo que ele temia o irmão, mas que Deus o livrasse e não voltou atras, não fugiu, ele continuou, perseverou. Jacó era um homem muito inteligente, ele logo pensou mandarei presentes a Esaú e ele vai se acalmando até que me veja e assim ele pediu que seus servos enviassem cabras e bodes, ovelhas e carneiros, vacas, novilhos, jumentos e camelas na frente e ele ia seguindo atrás (Gn 32:13-21) 

Agora a parte em que mais me impressiona nesses capitulos da vida de Jacó é a parte onde ele luta com um anjo! Jacó lutou contra um anjo até o dia amanhecer, percebe? Ele não lutou poucos minutos, mas até que amanhecesse o dia. E vendo o anjo que jacó não o soltava deslocou-se sua coxa e ordenou que o soltasse, pois o dia já estava amanhecendo. E ainda com a coxa deslocada Jacó o segura e diz "Não te deixarei ir se não abençoares". (Gn 32:25-26) Jacó sabia que não estava diante de um homem, não era o seu pai Isaque a lhe oferecer uma benção, e tampouco um simples anjo. O versiculo 28 de gênesis 32 nos mostra que agora ele lutara com Deus! E lutando com Deus ele exclama: Senhor eu não te deixarei enquanto não me abençoares! As vezes é necessário se prostrar de joelhos e pedir "Senhor não me deixe ser o mesmo! Não me deixe levantar enquanto não me sentir abençoado por Ti!". Naquele dia Jacó foi transformado por Deus e deixou de ser "Jacó" para se tornar "Israel". Se permita você também ser transformado por Deus

Acho que fiquei tão empolgado com a história de Jacó lutando contra Jesus na forma de um anjo que me esqueci de ler o capitulo 33. Bem nesse capitulo a também uma coisa interessante, pois Esaú não guardou raiva e rancor de seu irmão, no momento em que ele lhe engana e tira sua benção ele se revoltou, mas a sua magoa passou e ele não se vingou de seu irmão como havia prometido, pelo contrário, ele o recebe com abraços e beijos (Gn 33:4). E Jacó arrependido do que fez e com medo de ser morte pelo seu irmão se colocou na posição de servo dele. O engano e a mentira quase os levaram a uma tragedia mortal, Jacó teve que fugir e habitar na terra de Labão e trabalhar incansavelmente para ele, Esaú pensou até mesmo em matar seu irmão e talvez tivesse feito se ele não fugisse, de certo que o engano e a mentira são ações desprezíveis que não devem fazer parte de nosso comportamento. Esaú também não se mostrou ambicioso, poderia ele ter ficado com os presentes de Jacó, mas preferiu recusá-los deixandos para ele. (Gn 33:9)

Ah lembrando, a resposta para o post anterior e para o comentário ficam para o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário